Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Jonathan Borba/Pexels
Jonathan Borba/Pexels

Uma pesquisa realizada pela Unifesp (Universidade Federal do Estado de São Paulo) indica que o maior medo dos médicos brasileiros durante a pandemia da Covid-19 é o de infectar os familiares. Os resultados iniciais do estudo apontam também para questões como o medo da própria infecção, estresse e insegurança.

Para o neurologista Vinícius Spazzapan, o medo virou realidade: trabalhando em UTIs e prontos-socorros, ele contraiu o novo coronavírus e descobriu dias depois que a esposa, os filhos e sogros também estavam contaminados. Depois de um mês difícil e internação do sogro, toda a família conseguiu se recuperar. "O duro é você ficar pensando nesse momento que alguém poderia ter um desfecho pior, que é o falecimento, e você ser o culpado de tudo isso, porque no fundo você é quem acabou carregando o vírus", desabafa.

O estudo ouviu 500 médicos, sendo 250 atuantes em áreas diversas, e 250 que trabalham em UTIs diretamente com pacientes infectados pelo novo coronavírus. Segundo a coordenadora da pesquisa, Laura Câmara Lima, a ideia é procurar sinais da síndrome de burnout, uma condição de esgotamento profissional. "Eles podem ter uma falta de realização profissional, uma frustração, e podem chegar ao nível de ter uma insensibilidade, a um nível de esgotamento tal que eles agora não conseguem mais atender as pessoas. [...] Eles gastaram tanta energia, emoção e afeto que depois eles se tornam insensíveis como uma espécie de defesa", explica.

Para a pesquisadora, o estudo pode ser uma ferramenta para a elaboração de uma rede de apoio para os profissionais da saúde: "A ideia é ajudar a pensar em intervenções que possam ser feitas junto a essas equipes para sanar um pouco o problema, fazer um acompanhamento mais preciso e poder oferecer para esses médicos algum tipo de tratamento".