Notícias

Brasileiros adquiriram hábitos alimentares mais saudáveis durante a quarentena, indica pesquisa da USP

Estudo demonstra aumento no consumo de frutas, verduras e hortaliças no período da pandemia


12/08/2020 14h39

Um estudo realizado pela USP (Universidade de São Paulo) demonstra que os hábitos alimentares dos brasileiros ficaram mais saudáveis durante o período de pandemia, com aumento no consumo de frutas e verduras. 

Batizada de Nutrinet, a pesquisa começou em 2020 e terá duração de 10 anos; será o maior estudo sobre alimentação já realizado no País. O Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e Saúde da USP recebe dados de 76 mil voluntários, que respondem questionários a cada 3 meses sobre seus hábitos alimentares.

Como a pesquisa começou em janeiro, já foi possível observar e comparar os padrões de alimentação antes e durante o período da pandemia. "A gente teve uma melhora no consumo de frutas, verduras e hortaliças de um modo geral, um aumento no consumo de feijão, que são marcadores de alimentação saudável, e uma estagnação dos alimentos ultraprocessados", explica a pesquisadora Renata Levy.

Embora o estudo indique aumento no consumo de ultraprocessados nas regiões norte e nordeste, particularmente entre as pessoas com baixa escolaridade, os brasileiros ainda têm uma alimentação saudável em comparação a outros países. "A gente ainda tem uma cultura alimentar muito enraizada e ainda consome comida de verdade", conclui Renata.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças