Brasileiros adquiriram hábitos alimentares mais saudáveis durante a quarentena, indica pesquisa da USP
Estudo demonstra aumento no consumo de frutas, verduras e hortaliças no período da pandemia
12/08/2020 14h39
Um estudo realizado pela USP (Universidade de São Paulo) demonstra que os hábitos alimentares dos brasileiros ficaram mais saudáveis durante o período de pandemia, com aumento no consumo de frutas e verduras.
Batizada de Nutrinet, a pesquisa começou em 2020 e terá duração de 10 anos; será o maior estudo sobre alimentação já realizado no País. O Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e Saúde da USP recebe dados de 76 mil voluntários, que respondem questionários a cada 3 meses sobre seus hábitos alimentares.
Como a pesquisa começou em janeiro, já foi possível observar e comparar os padrões de alimentação antes e durante o período da pandemia. "A gente teve uma melhora no consumo de frutas, verduras e hortaliças de um modo geral, um aumento no consumo de feijão, que são marcadores de alimentação saudável, e uma estagnação dos alimentos ultraprocessados", explica a pesquisadora Renata Levy.
Embora o estudo indique aumento no consumo de ultraprocessados nas regiões norte e nordeste, particularmente entre as pessoas com baixa escolaridade, os brasileiros ainda têm uma alimentação saudável em comparação a outros países. "A gente ainda tem uma cultura alimentar muito enraizada e ainda consome comida de verdade", conclui Renata.
REDES SOCIAIS