Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Jerzy Górecki/Pixabay
Jerzy Górecki/Pixabay

Um estudo realizado pela USP (Universidade de São Paulo) demonstra que os hábitos alimentares dos brasileiros ficaram mais saudáveis durante o período de pandemia, com aumento no consumo de frutas e verduras. 

Batizada de Nutrinet, a pesquisa começou em 2020 e terá duração de 10 anos; será o maior estudo sobre alimentação já realizado no País. O Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e Saúde da USP recebe dados de 76 mil voluntários, que respondem questionários a cada 3 meses sobre seus hábitos alimentares.

Como a pesquisa começou em janeiro, já foi possível observar e comparar os padrões de alimentação antes e durante o período da pandemia. "A gente teve uma melhora no consumo de frutas, verduras e hortaliças de um modo geral, um aumento no consumo de feijão, que são marcadores de alimentação saudável, e uma estagnação dos alimentos ultraprocessados", explica a pesquisadora Renata Levy.

Embora o estudo indique aumento no consumo de ultraprocessados nas regiões norte e nordeste, particularmente entre as pessoas com baixa escolaridade, os brasileiros ainda têm uma alimentação saudável em comparação a outros países. "A gente ainda tem uma cultura alimentar muito enraizada e ainda consome comida de verdade", conclui Renata.