Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Getty Images
Getty Images

Um estudo liderado pela Taipei Medical University, de Taiwan, aponta que pessoas que moram em cidades com níveis de poluição elevados tem maiores chances de contrair a Covid-19.

Segundo os pesquisadores, as partículas poluentes suspensas no ar podem ajudar a transportar o vírus, facilitando o contato das pessoas com ele. Até o momento, as autoridades de saúde dizem que o novo coronavírus se espalha, principalmente, a partir das gotículas respiratórias expelidas pelo nariz e pela boa.

Além disso, os pesquisadores concluíram que respirar ar poluído pode fazer com que as células pulmonares fiquem mais suscetíveis à infecção. "Essa possibilidade ainda não foi comprovada, mas estamos alertas", diz o patologista Paulo Saldiva. "A poluição do ar funciona não só como enfraquecedor, mas ela dá vantagem de penetração do vírus, porque o vírus é extremamente leve".

O estudo taiwanês foi publicado na revista Science of the Total Environment e reforça outros trabalhos ingleses, italianos e holandeses, que também revelaram uma relação entre a poluição e o contágio pelo novo coronavírus.

"Esse desequilíbrio que nós estamos vivendo hoje tem fortes raízes ambientais e deverá ser o objeto, não durante a pandemia, mas depois para evitar que tenhamos surtos cada vez mais frequentes", completa Saldiva.