6 minutos

Brasil é o segundo país menos favorável ao aborto no mundo, aponta pesquisa

O Brasil é um dos países que mais se opõe ao aborto no mundo, segundo aponta uma pesquisa realizada pelo Instituto Ipsos.


18/08/2020 16h01

O Brasil é um dos países que mais se opõe ao aborto no mundo, segundo aponta uma pesquisa realizada pelo Instituto Ipsos. Entre os brasileiros entrevistados, apenas 16% acreditam que a prática deveria ser permitida em qualquer situação, porcentagem bastante abaixo da média global, de 44%.

Em relação aos 25 países que participaram do levantamento, o Brasil está entre os três mais intolerantes ao aborto, empatado com o Peru e atrás apenas da Malásia, onde apenas 10% da população concorda com a interrupção da gravidez sempre que uma mulher optar.

Outros 38% dos entrevistados acreditam que o aborto deve ser permitido apenas em casos específicos, como estupros. Já 21% julgam que a prática só é justificável caso a vida da grávida esteja em risco, e 13% consideram o ato ilegítimo em qualquer circunstância. 12% dos entrevistados não souberam ou não quiseram opinar sobre o tema.

O Brasil, no entanto, já foi mais tolerante ao aborto. Entre os que concordam com o ato invariavelmente e os que são a favor apenas em casos específicos, o país soma 54% de pessoas em 2020, um tombo comparado aos 67% que consideravam a hipótese em 2019.

Confira abaixo os países mais intolerantes ao aborto:

  1. Malásia
  2. Brasil e Peru
  3. México
  4. Polônia
  5. Japão
  6. África do Sul
  7. Argentina
  8. Índia
  9. Estados Unidos
  10. Chile

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Calendário de pagamentos do IPVA começa nesta quinta-feira (11) em São Paulo

Prazo para que todas as unidades federativas comecem a emitir a nova CIN termina nesta quinta (11)

Brasileiro sequestrado no Equador é liberado pelos criminosos

Atuação de Israel na Faixa de Gaza já deixou mais de 23,3 mil mortos

Mega-Sena pode pagar até R$ 5,5 milhões no sorteio desta quinta-feira (11)