Covid-19 pode ter relação com o aumento de diabetes Tipo 1 em crianças
Estudo realizado pelo Imperial College de Londres e publicado na revista Diabetes Care, ainda está em andamento
19/08/2020 14h14
O estudo realizado pelo Imperial College de Londes foi publicado no jornal Diabetes Care. A pesquisa, baseada em apenas 30 casos, é a primeira a mostrar uma relação entre a Covid-19 e o diabetes do Tipo 1 em crianças.
Em dois dos hospitais onde o estudo foi feito, o número de crianças com o Tipo 1 de diabete praticamente dobrou durante o pico da pandemia em comparação aos cinco anos anteriores.
Das 30 crianças diagnosticadas com diabetes Tipo 1, 21 delas tinham o coronavírus ativo ou já haviam sido expostas ao vírus.
O diabetes Tipo 1 faz com que as células produtoras de insulina no pâncreas sejam destruídas, o que impede o corpo de regular corretamente os níveis de glicose no sangue. A doença pode causar danos nos olhos, pés e rins.
Os autores do estudo acreditam que a proteína spike, do novo coronavírus, seja capaz de atacar e destruir as células produtoras da insulina no pâncreas.
O estudo foi limitado a uma região do Reino Unido e mais pesquisas são necessárias para estabelecer se existe uma ligação definitiva entre as duas doenças. Até lá, os pesquisadores esperam que os médicos estejam cientes dessa relação potencial.
REDES SOCIAIS