Notícias

Pantanal tem a pior seca em 50 anos; área afetada é equivalente a dez vezes a cidade de São Paulo

Mais de 90% das queimadas na região são resultado da ação humana


20/08/2020 12h10

A região do Pantanal enfrenta a sua pior seca em 50 anos. Desde o início de 2020, as queimadas consumiram uma área de pelo menos 17 mil quilômetros quadrados, o equivalente a dez vezes a cidade de São Paulo. Isso representa mais de 10% de um dos biomas mais importantes do mundo perdidos para o fogo.

Segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), foram 7.727 casos de foco de calor registrados entre janeiro e agosto, um aumento de 211% em relação ao mesmo período no ano passado.

Mais de 90% das chamas é decorrência da ação humana e influência da agropecuária: o Pantanal tem suas nascentes no cerrado, que já tem menos de 50% de sua vegetação ativa. Isso resulta em uma mata seca que funciona como um combustível potencial para o fogo.

Além disso, o Pantanal recebe parte de suas chuvas por meio dos rios voadores que provêm da Floresta Amazônica, região que também vêm sendo desmatada e gerando a seca.

A destruição das matas, além de impactar a flora e a fauna da região, ainda gera o medo nos moradores e produtores locais do Pantanal, que sofrem com propriedades atingidas pelo fogo.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças