Notícias

Covid-19: taxa de transmissão da doença desacelera no Brasil pela primeira vez desde abril

 Segundo o último relatório da Universidade Imperial College, o ritmo de contágio caiu e chegou a 0,98. Isso significa que, pela primeira vez, um infectado transmite a doença para menos de uma pessoa


20/08/2020 14h22

A transmissão do coronavírus desacelerou no Brasil, segundo o relatório semanal da Universidade Imperial College, de Londres. Pela primeira vez desde o início do monitoramento, o ritmo de contágio está abaixo de 1. Atualmente, o País tem 3.462.000 e mais de 111 mil mortes.

Depois da taxa máxima de 2,81 no final de abril, o ritmo de contágio passou a cair, chegando a 0,98 no último relatório. Isso significa que, pela primeira vez, um infectado transmite a doença para menos de uma pessoa. 

O maior número de casos no Brasil segue sendo em São Paulo. São mais de 720 mil infectados e 27,5 mil mortes. Em seguida, vem a Bahia, com quase 225 mil confirmações. O Rio de Janeiro acaba de ultrapassar 200 mil registros e já definiu datas para a retomada das aulas presencias: dia 14 de setembro para o ensino privado e dia 5 de outubro para a rede estadual. A partir desta quinta-feira (20), regiões com baixo nível de contaminação podem reabrir estabelecimentos culturais. A medida não vale para a capital.

O Ceará também atingiu o patamar de 200 mil infectados. Logo depois, vem o Pará, estado com mais casos na região Norte: são 182 mil. Minas Gerais tem cerca de 1 mil registros a menos. 

No Centro-Oeste, o Distrito Federal é o que tem mais infectados, com 141 mil casos. A volta das aulas presenciais na rede pública, marcada para o dia 31, foi suspensa pelo governo, a fim de evitar o aumento do contágio. 

De volta ao Nordeste, o Maranhão também chegou a 140 mil casos. No Sul, o estado mais atingido é Santa Catarina, com 126 mil confirmações. Segundo o Ministério da Saúde, o Brasil tem 730 mil pacientes em acompanhamento e 2.615.000 considerados recuperados. 

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças