Notícias

Cármen Lúcia proíbe Ministério da Justiça de produzir dossiês sobre antifascistas

Segundo a ministra do Supremo Tribunal Federal, o uso da máquina estatal para colher informações de servidores contrários ao governo caracteriza desvio de finalidade


20/08/2020 15h45

A ministra Cármen Lúcia, do Supremo Tribunal Federal, votou para proibir o Ministério da Justiça de elaborar qualquer tipo de dossiê contra antifascistas. Segundo a ministra, o uso da máquina estatal para colher informações de servidores contrários ao governo caracteriza desvio de finalidade.

Cármen é relatora de uma ação do partido Rede Sustentabilidade, que pede a suspensão imediata, pelo Ministério da Justiça, da produção de um relatório sigiloso que conteria informações de quase 600 servidores públicos. A maioria seria ligada a movimentos antifascistas opositores ao governo de Jair Bolsonaro (sem partido). 

Em seu voto, a ministra afirmou que o "proceder de dossiês, pastas, relatórios e informes sobre a vida pessoal dos cidadãos brasileiros não é novo no nosso país e não é menos triste termos que voltar a esse assunto quando já se acreditava que era uma face mais negra da nossa história".

O advogado-geral da União, José Levi Mello, falou em nome do governo e pediu que a ação seja rejeitada. Ele afirmou que a União reprova toda e qualquer forma de autoritarismo ou totalitarismo, inclusive, o fascismo. 

Depois do voto da ministra Carmén Lúcia, o julgamento foi interrompido e deve ser retomado nesta quinta-feira (20), como o voto dos demais ministros. 

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Calendário de pagamentos do IPVA começa nesta quinta-feira (11) em São Paulo

Prazo para que todas as unidades federativas comecem a emitir a nova CIN termina nesta quinta (11)

Brasileiro sequestrado no Equador é liberado pelos criminosos

Atuação de Israel na Faixa de Gaza já deixou mais de 23,3 mil mortos

Mega-Sena pode pagar até R$ 5,5 milhões no sorteio desta quinta-feira (11)