Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Divulgação/TV Cultura
Divulgação/TV Cultura

Em 18 de setembro de 1950, Assis Chateaubriand fundava o primeiro canal de televisão do país, a TV Tupi. De lá para cá, a televisão brasileira cresceu e se tornou um dos principais meios de comunicação para informar, entreter e registrar os principais acontecimentos históricos do Brasil.

Em comemoração aos 70 anos de televisão brasileira, a TV Cultura preparou o documentário especial 'Os Campeões de Audiência', dirigido por Henrique Bacana, que vai ao ar na emissora no dia 17 de setembro, às 22h15. As entrevistas feitas pela internet, por causa da pandemia, trazem percepções e relatos pessoais sobre a televisão brasileira na ótica de jornalistas, apresentadores, atores e empresários do ramo. 

Entre os convidados, estão nomes como: Boni, Xuxa, Cássio Scapin, Rolando BoldrinSusana Vieira, Lima Duarte, Taís Araújo, Pedro Bial, Luciano Huck, Rodrigo Faro, Fábio Porchat, Tony Ramos, Betty Faria, Zeca Camargo, Datena, Ratinho, Regina Duarte, Marcelo Tas, Tiago Leifert, Rita Lobo, Carlos Alberto de Nóbrega, Astrid Fontenelle, Silvio Luiz, Ney Latorraca, Lucélia Santos e Ernesto Paglia.

Rolando Boldrin, Susana Vieira, Taís Araújo e Xuxa em "Os Campeões de Audiência"

Uma das pioneiras da televisão brasileira, a apresentadora Hebe, que faleceu em 2012, é relembrada nos relatos de ex-parceiros de trabalho, como o apresentador e diretor Carlos Alberto da Nóbrega: "A Hebe está para a televisão o que o Pelé está para o futebol. Ela falava o que bem entendia, ela sabia da força que tinha". A jornalista e apresentadora Astrid Fontenelle ainda acrescenta: "Ela realmente fez o maior papel de madrinha da televisão brasileira".

Os programas produzidos pela TV Cultura também são lembrados pelos convidados. O ator Cássio Scapin, que interpretou o famoso “Nino”, fala sobre os tempos de Castelo Rá-Tim-Bum: "A gente conseguiu fazer uma obra de arte na televisão".

Confira o teaser do especial: