Notícias

“A mulher que é obrigada a dar a luz, vítima de um estupro, ela morre psicologicamente”, diz especialista

Opinião desta quarta-feira (26), abordou os problemas e desafios da educação sexual nas escolas


26/08/2020 22h45

O Opinião desta quarta-feira (26), discutiu as problemáticas e os desafios da educação sexual nas escolas. A ginecologista e coordenadora do programa “Saúde do Adolescente”, do Estado de São Paulo, Albertina Duarte Takiuti, e a pedagoga e gerente de “Gênero e Incidência Política” na Plan International Brasil, Viviana Santiago, abordaram o assunto e ainda falaram sobre o abuso sexual e a descriminalização do aborto.

“A mulher que é obrigada a dar a luz, vítima de um estupro, ela morre, ela morre psicologicamente, o seu corpo chora inteiro, mas ela tem risco também de morrer no parto e durante a gravidez. Tem risco também do seu bebê morrer ao nascer ou nascer com problemas, são dois crescimentos, o dela e o do bebê”, disse a ginecologista Albertina Duarte Takiuti.

A coordenadora do programa “Saúde do Adolescente” também alertou para dados que não geram tanta repercussão mas são alarmantes: “Das 26 mil adolescentes que deram a luz nos últimos dados, 23 morreram. Praticamente, a cada 1000 crianças que dão a luz, uma morre. Mas as que quase morrem ninguém fala”, disse ela.

Ela é a favor da educação sexual nas escolas como forma de instruir os adolescentes que já abordam o assunto naturalmente: “Existe sim uma educação oculta nos intervalos, nos banheiros, durante todo o espaço, os adolescentes falam sim sobre sexualidade. E por que não aproveitar esse espaço importante para se discutir os riscos, os desafios, a segurança?”, questionou. 

A pedagoga Viviana Santiago ainda completa: “Se tem um assunto que atravessa a vida de crianças e adolescentes, esse assunto deve ser discutido na escola”. 

Assista o programa na íntegra:

Leia também: Menina de 4 anos é resgatada em uma boia de unicórnio no mar da Grécia

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças