Notícias

Demora do Brasil em adotar uso de máscaras diminuiu capacidade de proteção de pessoas vulneráveis

Este é um dos resultados do relatório da rede de pesquisa solidária, que reúne mais de 100 pesquisadores brasileiros e estrangeiros de várias áreas


28/08/2020 13h50

No Brasil, a comunidade médica estava dividida nas primeiras semanas sobre a necessidade do equipamento de proteção para a população em geral e principalmente sobre a eficácia das máscaras caseiras. Agora, um estudo da Rede de Pesquisa Solidária mostra que a falta de uma política nacional precoce sobre o uso de máscara tornou a proteção menos eficaz do que poderia ser.

Em São Paulo, o uso da máscara é obrigatório e quem estiver sem pode ser multado. Estas opiniões totalmente opostas a respeito da necessidade do uso do equipamento de proteção são um reflexo da falta de coordenação entre as autoridades.

A própria Organização Mundial da Saúde (OMS), no início da pandemia, só recomendava o uso da máscara para pessoas doentes e por quem cuidava delas.

O custo dessa desarticulação é pago em vidas, principalmente de pessoas que estão em situação de vulnerabilidade. E como a pandemia ainda está longe de ser controlada, ainda tem tempo de reagir.

A Universidade de Washington, nos Estados Unidos, estima que se 95% da população brasileira usarem máscara, 25 mil mortes serão evitadas até primeiro de dezembro.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Calendário de pagamentos do IPVA começa nesta quinta-feira (11) em São Paulo

Prazo para que todas as unidades federativas comecem a emitir a nova CIN termina nesta quinta (11)

Brasileiro sequestrado no Equador é liberado pelos criminosos

Atuação de Israel na Faixa de Gaza já deixou mais de 23,3 mil mortos

Mega-Sena pode pagar até R$ 5,5 milhões no sorteio desta quinta-feira (11)