Neurocirurgião fala sobre possíveis consequências do coronavírus no cérebro: "Provoca acidentes vasculares cerebrais"
Paulo Niemeyer Filho falou ao Jornal da Tarde sobre os mistérios do cérebro e o futuro dos estudos acerca do órgão
08/10/2020 16h08
Um dos órgãos vitais para a sobrevivência humana, o cérebro pode sofrer consequências da contaminação pelo novo coronavírus. É o que explicou o neurocirurgião Paulo Niemeyer Filho em entrevista ao Jornal da Tarde.
"O que nós temos são evidências de estudos em necropsia. Na prática, o que se observa é que o vírus provoca acidentes vasculares cerebrais, por trombose, por obstrução de artérias, o que é explicado por esses distúrbios de coagulação que aparecem com a doença", disse o médico. O alerta se agrava ainda quando o assunto são as consequências: "Esses acidentes vasculares, podem levar, inclusive, á morte", completa.
Mistérios do cérebro
Autor do recentemente lançado livro Labirinto do Cérebro, Paulo Niemeyer Filho revela que a curiosidade arredor das funcionalidades do órgão o motivou a escrever. "Ultimamente há um interesse enorme pela neurociência. Nos lugares que eu vou, as pessoas querem sempre saber detalhes dos progressos e ouvir histórias. Eu achei que devia por isso em um livro. Fiz como se fosse um passeio pelo cérebro, falando as variedades cerebrais, como cada uma funciona, quais as funções", explicou.
O neurocirurgião ainda falou sobre as expectativas para os avanços dos estudo sobre o órgão: "O que vai vir de mais importante são essas possibilidades de alteração genética. Essas doenças neurológicas degenerativas e congênitas, hereditárias e que não tem cura, vão ter uma possibilidade de tratamento, como o Alzheimer, o Parkinson", finalizou.
Assista à entrevista completa com Paulo Niemeyer Filho:
REDES SOCIAIS