Notícias

Mourão: "Ustra era homem de honra e respeitava os direitos humanos de seus subordinados"

Em entrevista à alemã Deutsche Welle, o vice-presidente elogiou o coronel condenado por tortura na ditadura militar


09/10/2020 14h04

O vice-presidente da República, general Hamilton Mourão, afirmou em entrevista que o coronel Brilhante Ustra foi "um homem de honra, que respeitava os direitos humanos de seus subordinados". Ustra foi chefe do DOI-CODI, órgão usado na repressão política durante a ditadura militar, e foi condenado em 2008 por tortura.

"O que posso dizer sobre o homem Carlos Alberto Brilhante Ustra é que ele foi meu comandante no final dos anos 70 do século passado, e era um homem de honra e um homem que respeitava os direitos humanos de seus subordinados. Então, muitas das coisas que as pessoas falam dele, eu posso te contar, porque eu tinha uma amizade muito próxima com esse homem, isso não é verdade", afirmou o vice-presidente à alemã Deutsche Welle.

Assista ao trecho da entrevista:

Homenagens

Esta não é a primeira vez que um membro do governo Bolsonaro exalta o coronel. Em 2016, o então deputado Jair Bolsonaro dedicou seu voto a favor do impeachment de Dilma Roussef - também vítima de tortura durante a ditadura - à memória do militar. 

Já na presidência, em 2019, Bolsonaro recebeu a viúva de Ustra para um almoço no Palácio do Planalto, e afirmou que ele foi "um herói nacional". 

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças