Protesto no Chile em apoio aos povos indígenas locais termina em confronto com a polícia
Marcha pacífica fazia parte do evento "Encontro de Dois Mundos", mas como não foi autorizada, a polícia impediu os manifestantes de avançar os atingindo com canhões de água
13/10/2020 14h43
Os confrontos começaram após uma marcha não autorizada em apoio aos povos indígenas, principalmente os Mapuches, o maior do Chile.
A marcha fazia parte do evento "Encontro de Dois Mundos" que acontece todos os anos e chama a atenção para as reivindicações dos Mapuches para recuperar terras ancestrais.
A manifestação começou pacífica, com grupos de povos indígenas desfilando ao longo da avenida principal de Santiago.
Mas como não foi autorizada, a polícia tentou impedir os participantes de avançar, o que levou um grupo de manifestantes a atirar pedras e garrafas de gasolina na polícia, que por sua vez tentou dispersar a multidão usando canhões de água.
O evento coincidiu com a comemoração do Dia de Colombo nas Américas, em reconhecimento a Cristóvão Colombo que, por muito tempo, foi apresentado como o descobridor das Américas, mas atualmente está associado aos abusos cometidos por europeus contra grupos indígenas, incluindo os do Chile.
REDES SOCIAIS