Notícias

Síndrome da Cabana: distanciamento social durante pandemia pode provocar medo de voltar à rotina

Embora chamada de síndrome, não é considerada uma doença; mas sim, uma condição psicológica de dificuldade em sair do isolamento


22/10/2020 11h31

Voltar à rotina depois de um longo período de confinamento pode causar o que os psicólogos chamam de Síndrome da Cabana. Apesar do nome, não é doença nem transtorno mental, mas um estresse que causa dificuldades emocionais àqueles que precisam suspender o isolamento.

Todo tipo de isolamento pode ocasionar a síndrome. Ela tem origem no século 20 na vivência de pessoas que ficavam isoladas durante nevascas e depois tinham que retomar o convívio. E também caçadores profissionais que se embrenhavam nas matas por longos períodos. Hoje, além da pandemia, pode afetar aqueles que ficam afastados em razão do ofício, como, por exemplo, profissionais de plataformas de petróleo.

Todos devem ficar atentos aos sinais, como ansiedade, medo e até pânico. Outros sintomas da Síndrome da Cabana podem ser taquicardia, suor em excesso, insônia, perda de apetite e compulsão alimentar. Se a retomada for muito difícil, é preciso buscar atendimento psicológico especializado.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças