Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Getty Images
Getty Images

O julgamento no Supremo Tribunal Federal sobre o Marco Temporal para demarcação de terras indígenas, que aconteceria nesta terça-feira (28), foi adiado. Ainda não há uma nova data para discutir a questão.

A teoria do Marco Temporal defende que uma área só pode ser demarcada se ficar comprovado que os indígenas estavam nela no dia 5 de outubro de 1988, data da promulgação da Constituição Federal.

"Se o Marco Temporal for definido como critério de demarcação para terras indígenas, quem ganha são os invasores dessas terras, porque os indígenas perderiam os direitos sobre elas", explica a advogada Juliana de Paula Batista.

O caso da etnia Xokleng é base para a tese. Em 2009, a Fundação de Amparo Tecnológico ao Meio Ambiente de Santa Catarina tentou a reintegração de posse contra esse povo. Depois de diversos recursos, a decisão sobre a área chegou ao STF, que já deu decisões desencontradas sobre o tema. O caso deve formar jurisprudência sobre o Marco Temporal.

Atualmente, existem 488 terras indígenas regularizadas, que representam cerca 12% do território nacional. A Constituição define que os direitos sobre essas reservas são imprescritíveis.

"A partir do momento em que o indígena tem o seu ancestral naquele lugar, é a história dele que está ali. A terra é nossa família", diz a militante Mayalú Waurá Txucarramãe.