Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Getty Images
Getty Images

Pesquisadores da Universidade de Campinas (Unicamp), no interior de São Paulo, criaram um spray que neutraliza o vírus da Covid-19 nas máscaras de proteção. O uso do produto diminuiria a frequência de troca das máscaras e é uma tecnologia 100% nacional. 

Desenvolvido nos laboratórios da Unicamp, o produto explora as interações de íons metálicos com polímeros naturais. Uma pesquisa que, originalmente, seria usada na área ambiental, foi redirecionada pelos cientistas para neutralizar o novo coronavírus

Leia também: Mulheres com mais de 50 anos são as que mais sofrem com sequelas da Covid-19, aponta estudo

"Alguns desses componentes materiais que nós estudamos já tinham tido, por exemplo, uma comprovação de eficácia contra bactérias e alguns micro-organismos, então, a ideia era testar se ele também teria uma ação virucida e, para surpresa nossa, deu super certo", explicou Marisa Beppu, professora da Faculdade de Engenharia Química da Unicamp.

Nos testes de laboratório, o SprayCov eliminou o vírus da Covid-19 em apenas um minuto e manteve 99% de eficácia durante 48 horas, ou seja, uma borrifada sobre a máscara mantém o novo coronavírus longe durante dois dias. Isso poderia simplificar o dia a dia das pessoas, reduzindo a necessidade das trocas constantes de máscara, as lavagens diárias dos acessórios e diminuiria o descarte no meio ambiente

Leia também: Sars-CoV-2 pode sobreviver até 28 dias em superfícies lisas, aponta estudo

"Com o grupo de pesquisa, nós validamos essa tecnologia e fizemos o patenteamento pela Unicamp. O que nós aguardamos agora é o surgimento de parceiros que queiram levar isso, eventualmente, para comercialização ou mesmo para fabricação para doação, enfim, através de uma larga escala", afirmou Marisa.     

Outra vantagem apontada pelos pesquisadores é o preço da descoberta. Para cobrir a máscara, o custo, de cada aplicação, seria de aproximadamente R$ 0,02. O produto também poderia proteger vias respiratórias de outros vírus.

No entanto, os infectologistas alertam que os outros cuidados sanitários que aprendemos e adotamos nos últimos meses não devem ser esquecidos. 

Leia também: Brasil é o segundo país que mais aceitaria se vacinar contra a Covid-19, aponta pesquisa

"Vem para ajudar e somar nas medidas de segurança. Mas, de antemão, eu já deixo claro: nada, nem nenhuma pesquisa vai deixar de ter a presença do vírus no nosso ambiente se a gente não se cuidar. Então, precisa manter as medidas de segurança, higienizar as mãos, porque você pode carrear esse vírus de outros locais, e ainda precisa usar adequadamente essa máscara e manter o distanciamento social, isso é o mais necessário e ainda é a maior diminuição de contágio desse vírus", disse a infectologista Raquel Muarrek.