Energia elétrica começa a voltar no Amapá, cinco dias após apagão
Desde terça-feira, o Amapá enfrenta um apagão que atinge 13 de seus 16 municípios. Ministério de Minas e Energia enfim reconectou a rede do estado ao Sistema Interligado Nacional (SIN)
07/11/2020 11h31
Conforme o comunicado na manhã deste sábado (7), o Ministério de Minas e Energia enfim reconectou a rede do Amapá ao Sistema Interligado Nacional (SIN), cinco dias após o apagão energético do estado. Maior parte dos bairros da capital Macapá já recuperou o fornecimento de luz e energia.
Desde terça-feira (3), o estado do Amapá enfrenta um apagão que atinge 13 de seus 16 municípios. A falta de energia elétrica prejudica os serviços essenciais, como abastecimento de água e fornecimento de internet. Além de gerar problemas comerciais, como perda de mercadorias congeladas.
Apenas as cidades que possuem abastecimento elétrico por sistema independente não sofreram com o apagão, são elas: Oiapoque, Laranjal do Jari e Vitória do Jari. A capital, Macapá, está completamente sem luz.
No final da tarde desta quinta-feira (5), o prefeito de Macapá Clécio Luís (sem partido), decretou estado de calamidade pública por 30 dias. Estima-se que 90% da população (765 mil pessoas, aproximadamente) ficou sem luz ao longo desta semana.
Causa
Segundo o ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico), o apagão ocorreu após um incêndio no transformador 1 da Subestação de Macapá, da empresa LMTE, responsável pela energia no estado.
O Governo Federal lançou um programa emergencial para reestabelecer a energia no estado. A previsão do planalto é conseguir recuperar até 70% do abastecimento elétrico até o final desta sexta-feira (6).
Veja matéria no Jornal da Tarde:
REDES SOCIAIS