Notícias

Líderes do Brasil, China e Rússia ainda não cumprimentaram Joe Biden pela vitória nas eleições

De acordo com os porta-vozes de Xi Jinping e Vladimir Putin, os presidentes estão esperando a apuração total dos votos


09/11/2020 09h58

Com a projeção de vitória do democrata Joe Biden nas eleições presidenciais dos Estados Unidos neste sábado (7), líderes mundiais se manifestaram para parabenizar Biden e a vice, Kamala Harris

Na Europa, o presidente da França, Emmanuel Macron, disse em rede social que tem muito trabalho em conjunto com Biden.

Já o primeiro-ministro da Espanha, Pedro Sánchez, desejou sorte aos novos líderes americanos. Assim como o primeiro-ministro britânico Boris Johnson

Outras felicitações foram divulgadas nas redes sociais de outros líderes mundiais. Porém, os representantes do Brasil, China e Rússia ainda estão esperando o restante dos votos serem apurados para seguir com a formalização.

Na manhã desta segunda-feira (9), o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Wang Wenbin, afirmou que "percebemos que o senhor Biden declarou vitória eleitoral". O presidente chinês Xi Jinping não se pronunciou. 

Nesta manhã também, Dmitri Peskov, porta-voz de Vladimir Putin, presidente da Rússia, anunciou que "Consideramos que é correto esperar os resultados oficiais das eleições. Quero recordar que o presidente Putin disse em várias ocasiões que respeitará a escolha do povo americano".

Jair Bolsonaro (sem partido), realizou uma transmissão em rede social na noite de sábado mas não mencionou nada sobre as eleições americanas.

O vice-presidente Hamilton Mourão anunciou que Bolsonaro irá cumprimentar o novo presidente "na hora certa" e que deve esperar até o final do processo judiciário que Donald Trump pretende promover.

Mourão disse que “Eu julgo que o presidente está aguardando terminar esse imbróglio aí de discussão se tem voto falso, se não tem voto falso, para dar o posicionamento dele. Eu acho que… É óbvio que o presidente na hora certa vai transmitir os cumprimentos do Brasil a quem for eleito”.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças