Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Getty Images
Getty Images

A vitamina D, aquela que é ativada pela luz do Sol no organismo, virou notícia durante a pandemia. Isto porque estudos mostraram que pacientes da Covid-19 tinham baixos níveis da substância no corpo. Uma das explicações é que a vitamina ajuda a formar as células de defesa do organismo

A substância já é comprovadamente reconhecida como aliada da saúde óssea e dos sistemas imunológico e cardiovascular. Agora, estudos feitos em diferentes países apontam que pessoas com baixos níveis do composto estão mais suscetíveis ao coronavírus

Leia também: Mulheres com mais de 50 anos são as que mais sofrem com sequelas da Covid-19, aponta estudo

Um hospital da Espanha constatou que oito em cada dez pacientes da Covid-19 tinham deficiência de vitamina D, que atua na proteção do organismo. 

"A vitamina participa da formação dos linfócitos. Então, ela tem uma atuação na manutenção das nossas células de defesa na primeira linha de defesa", explicou a coordenadora de Nutrição do Hospital Vera Cruz de Campinas, Adriana Passos. "O que a gente sabe é que, quando a gente tem deficiência de vitamina D, a gente pode ter prejuízo no sistema imunológico."

Leia também: Imunidade da Covid-19 em pessoas que tiveram a doença pode durar até sete meses, dizem estudos

A vitamina D é encontrada em peixes de águas frias, como salmão, atum e sardinha, além de fígado, leite e derivados, gema de ovo e cogumelos. E tão importantes quanto ingerir esses alimentos são os banhos de Sol diários de 20 minutos, para que a vitamina D seja sintetizada pelo organismo. A suplementação pode ser necessária, desde que tomada com orientação.

"Suplementar além talvez não traga tanto benefício. Essas vitaminas que são lipossolúveis como a vitamina D, a gente tem a vitamina E, a vitamina K, vitaminas que se agregam a gordura, elas, em doses altas, podem se tornar tóxicas. A suplementação tem que ser bem orientada, ela não pode ser feita aleatoriamente", afirmou Adriana.