Estudos feitos nos Estados Unidos e em Portugal apontam que os anticorpos produzidos por pessoas contaminadas pelo novo coronavírus podem durar, pelo menos, por 7 meses.
O estudo português foi iniciado em março pelos pesquisadores do Instituto de Medicina Molecular João Lobo Antunes, que monitoraram os níveis de anticorpos de 3 grupos. O primeiro foi formado por 300 pacientes e profissionais de saúde diagnosticados com a Covid-19. O segundo, por 2.500 funcionários de universidades sem confirmação inicial da infecção. O terceiro, por 198 voluntários que já tinham se curado da doença.
Os pesquisadores concluíram que 90% dos indivíduos tiveram anticorpos de 40 dias a 7 meses após contraírem a doença. Nos Estados Unidos, outro levantamento da Universidade do Arizona identificou um resultado semelhante. 5.882 pacientes infectados foram acompanhados.
Os anticorpos abordados na pesquisa são neutralizantes. Isso significa que eles impedem o vírus de contaminar outras célula. Contudo, eles não impedem que a pessoa contraia a doença.
Assista à matéria do Jornal da Tarde:
REDES SOCIAIS