Notícias

Comissão do Congresso convida diretor da Aneel para audiência sobre apagão no Amapá

A presença de André Pepitone da Nóbrega na comissão foi requerida pelo senador do Amapá em busca de explicações


11/11/2020 16h05

Na manhã desta quarta-feira (11), a comissão do Congresso que atualmente acompanha as ações de combate ao novo coronavírus em todo o país aprovou o convite para André Pepitone da Nóbrega, diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

O Senador Confúcio Moura, presidente desta comissão, afirma que a audiência ocorrerá na sexta-feira (11) desta semana. A decisão foi feita após a fala de Randolfe Rodrigues (Rede), senador do Amapá: “Eu não sei expressar só com palavras o drama que todos nós, amapaenses, estamos sentindo”. O senador afirma que é necessário que a agência reguladora se explique, uma vez que a falta de energia potencializa a situação da Covid-19 no estado.

Confúcio Moura entende a urgência do assunto, afirmando que “não dá para deixar o assunto do Amapá para a semana que vem. Não vejo possibilidade. Até para o Randolfe repetir esse discurso e nós todos nos solidarizarmos com ele”.

O apagão no estado do Amapá, causado por um incêndio em transformadores da subestação de energia, já dura nove dias. 13 dos 16 municípios do estado estão há uma semana sem serviços, e a previsão de normalização, segundo o Ministério de Minas e Energia, é de até a próxima segunda-feira.

O estado ficou os quatro primeiros dias da crise completamente no escuro, antes do início do rodízio de fornecimento de energia no último sábado (7). Randolfe agradeceu a solidariedade ao relatar os problemas aos parlamentares.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças