Notícias

TV Cultura apresenta documentário sobre feminicídio com casos de Eliza Samudio e Mércia Nakashima

O longa inédito traça 40 anos de luta com história de 13 mulheres e casos que repercutiram na mídia


23/11/2020 18h45

Nesta quinta-feira (26), às 22h45, a TV Cultura apresenta o documentário “Eles Matam Mulheres”, produzido pela repórter Vanessa Lorenzini. O longa mostra relatos de sobreviventes de tentativas de feminicídio, julgamentos detalhados por promotores e advogados,além da análise de especialistas.

Percorrendo 40 anos de luta contra a violência de gênero, o documentário destaca casos anônimos e relembra crimes que se destacaram na mídia. Dentre eles estão o desaparecimento de Eliza Samudio, que levou o goleiro Bruno à cadeia, o assassinato da advogada Mércia Nakashima pelo ex namorado Mizael Bispo, ea morte da jovem Bianca Consoli, cometida pelo cunhado Sandro Dota, e o caso da Larissa, mulher transsexual que faleceu após ser espancada.

Segundo dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, 1326 mulheres foram vítimas de feminicídio em 2019, uma alta de 7% em comparação com 2018. O cenário piorou durante a pandemia, quando elas ficaram confinadas dentro de casa com seus agressores. Afinal, 9 a cada 10 crimes são cometidos por parceiros ou ex-parceiros.

Contando com entrevista de Maria da Penha, o documentário relembra a importância da lei de 2006 inspirada em seu caso, além de celebrar a Lei do Feminicídio, de 2015, que incluiu o feminicídio como qualificador do homicídio no Código Penal Brasileiro e aumentou a pena para o crime.

As ações de prevenção e as políticas voltadas ao enfrentamento da violência contra a mulher, como medidas protetivas, boletins de ocorrência e Disque 180, também são abordadas como soluções para superar o machismo e romper o ciclo da violência.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças