Notícias

Brasil é o único país onde as fake news sobre a cloroquina ainda circulam com frequência

Uma pesquisa feita por agências de checagem mostra que as notícias falsas relacionadas à Covid-19, a prefeitos e governadores é forte no País, o que comprova a politização de uma doença que já matou mais de 170 mil brasileiros


25/11/2020 11h18

O Brasil, na contramão de outras nações, é o único país onde as fake news sobre a cloroquina ainda circulam com frequência. A conclusão vem de um levantamento feito por agências de checagem de 129 países.

A pesquisa também mostrou que as notícias falsas relacionadas à Covid-19, a prefeitos e governadores é forte no País, o que comprova a politização de uma doença que já matou mais de 170 mil brasileiros. Essa é a pandemia de um vírus mortal e de desinformação.

Leia também: Recorde: Mundo registra mais de 12 mil mortes por Covid-19 em um dia

Segundo o levantamento, informações falsas sobre a cloroquina apareceram 176 vezes na base de dados. O campeão de casos é o Brasil, com 75 menções, que podem ter sido compartilhadas milhões de vezes.

Um fato que chamou a atenção dos pesquisadores é que as fake news sobre o uso da cloroquina no tratamento da Covid-19 continuaram sendo replicadas no Brasil mesmo depois da suspensão dos testes pela Organização Mundial da Saúde (OMS), devido à falta de eficácia do medicamento. Também foi identificada uma motivação política.

Leia também: Grupo de pesquisadores faz alerta para o começo da segunda onda da pandemia no Brasil

Para Nina Santos, pesquisadora em pós-doutorado no Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Democracia Digital, o fortalecimento das instituições científicas é fundamental para que a desinformação não cause prejuízos que podem custar vidas.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças