Júpiter e Saturno ficarão alinhados em 21 de dezembro, fenômeno "planeta duplo" não ocorre desde o século 13
Grande Conjunção será vista a olho nu em áreas com céu limpo e próximas a linha do Equador
25/11/2020 13h35
Entre os dias 16 e 21 de dezembro, ficará visível a olho nu o fenômeno astronômico chamado "Planeta Duplo". A cada 20 anos, os planetas Júpiter e Saturno se alinham, mas dessa vez, ficarão muito próximos do ponto de vista da Terra, o que não acontecia desde o século 13, cerca de 800 anos atrás.
Quando dois planetas se alinham, a astronomia chama de "conjunção", neste caso, envolvendo os dois maiores planetas do Sistema Solar, é chamado de "grande conjunção".
O ápice será dia 21 de dezembro, solstício de verão no Hemisfério Sul. Júpiter e Saturno estarão separados por uma distância equivalente a um quinto de diâmetro da Lua Cheia. Ou seja, a olho nu, eles parecerão um planeta só.
Para conseguir observar o fenômeno mais claramente, é necessário que o céu esteja "limpo", sem nuvens que possam atrapalhar a visão. Com o telescópio, os planetas são vistos mais nitidamente, mas também será possível observar através de aplicativos para smartphones. A próxima grande conjunção tão próxima quanto a deste ano, será apenas em 2080.
REDES SOCIAIS