Notícias

Júpiter e Saturno ficarão alinhados em 21 de dezembro, fenômeno "planeta duplo" não ocorre desde o século 13

Grande Conjunção será vista a olho nu em áreas com céu limpo e próximas a linha do Equador


25/11/2020 13h35

Entre os dias 16 e 21 de dezembro, ficará visível a olho nu o fenômeno astronômico chamado "Planeta Duplo". A cada 20 anos, os planetas Júpiter e Saturno se alinham, mas dessa vez, ficarão muito próximos do ponto de vista da Terra, o que não acontecia desde o século 13, cerca de 800 anos atrás.

Quando dois planetas se alinham, a astronomia chama de "conjunção", neste caso, envolvendo os dois maiores planetas do Sistema Solar, é chamado de "grande conjunção".

O ápice será dia 21 de dezembro, solstício de verão no Hemisfério Sul. Júpiter e Saturno estarão separados por uma distância equivalente a um quinto de diâmetro da Lua Cheia. Ou seja, a olho nu, eles parecerão um planeta só. 

Para conseguir observar o fenômeno mais claramente, é necessário que o céu esteja "limpo", sem nuvens que possam atrapalhar a visão. Com o telescópio, os planetas são vistos mais nitidamente, mas também será possível observar através de aplicativos para smartphones. A próxima grande conjunção tão próxima quanto a deste ano, será apenas em 2080

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças