Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Getty Images
Getty Images

Por causa da crescente exploração e venda ilegal, o Ipê estava numa lista de espécies ameaçadas da Convenção sobre o Comércio Internacional de Espécies da Fauna e da Flora. A Convenção é um acordo assinado pelo Brasil em 1973 e que reúne 183 países com o objetivo de monitorar o comércio de animais e plantas silvestres no mundo para que ele não ponha em risco a sobrevivência das espécies. Outras árvores brasileiras ameaçadas de extinção, como o Mogno e o Pau-Brasil já estão nessa lista.

Leia também: Na gestão Bolsonaro, Ibama flexibilizou exportação de madeira extraída ilegalmente

 Em agosto do ano passado, o Governo brasileiro pediu para que a Convenção retirasse a espécie da lista, apesar dos alertas de técnicos para preservar o Ipê. Com isso, ele pode ser vendido como uma espécie comum, sem restrições e sem proteção.

Antes, a madeira nativa só podia ser exportada com uma autorização emitida pelo Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) de acordo com um instrução normativa de 2011, uma medida para combater a exploração ilegal.

Leia também: Desmatamento: Estudo do IBGE aponta destruição de 500 mil km² de vegetação entre 2000 e 2018

O setor madeireiro exigia que as toras pudessem ir para o exterior apenas com o documento de origem florestal , preenchido pelos próprios madeireiros e que serve para permitir o transporte até o porto.

Mesmo com a proibição anterior, o Ipê já era explorado de forma ilegal. Agora entidades ambientalistas afirmam que a medida pode, além de extinguir a espécie, colocar outras árvores nativas em risco. Como já aconteceu com a Araucária, no sul do país, a Peroba Rosa em São Paulo, o Jacarandá na Bahia e o Pau Brasil, hoje tão raro de encontrar em território brasileiro.