Notícias

Deputada Erica Maluguinho comemora fim de restrições a trans em doação de sangue

Primeira deputada trans estadual de São Paulo se posicionou sobre o assunto em sua rede social nesta segunda-feira (30)


30/11/2020 20h33

Nesta segunda-feira (30), Erica Malunguinho (PSOL), deputada estadual de São Paulo e artista plástica, se posicionou em sua rede social e comemorou o fim das restrições de doação de sangue impostas a travestis, trans e homossexuais durante muitos anos. Junto com a publicação, ela publicou uma foto tirada enquanto ela realizava sua doação em um hemocentro de São Paulo.

Erica foi a primeira deputada estadual trans a ser eleita em São Paulo e a ocupar uma cadeira na Assembleia Legislativa. Ela também criou o Aparelha Luzia, quilombo urbano responsável por fomentar debates e a disseminação da cultura.

Até alguns meses atrás, essa simples ação de doação de sangue era proibida, até que em decisão histórica o Supremo Tribunal Federal (STF) derrubou a restrição com a maioria dos votos (7 a 4). O tema começou a ser discutido em 2016 pelo PSB e começou a ser julgado em 2017, sendo interrompido por um pedido de vista do ministro Gilmar Mendes.

Leia também: Prefeita eleita de Bauru denuncia ataques racistas: "É inadmissível"

Com a pandemia do novo coronavírus e com a necessidade de hemocentros levantarem doações de sangue o mais rápido possível, o assunto voltou em pauta e a decisão foi derrubada em 8 de maio de 2020.

A Agência de Vigilância Sanitária por meio da Resolução RDC nº 34/14 e o Ministério da Saúde através da Portaria nº 158/16 proibiam a doação de sangue, realizada por pessoas trans, homossexuais e travestis, já que ambas as instituições determinavam regras sobre as relações sexuais dos doadores.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças