6 minutos

Procon-SP notifica Apple e quer que empresa dê carregadores a quem pedir

O Procon-SP informou nesta quarta-feira (2) que notificou a Apple sobre a ausência de carregadores de celular nos novos aparelhos iPhone 12.


02/12/2020 14h33

O Procon-SP informou nesta quarta-feira (2) que notificou a Apple sobre a ausência de carregadores de celular nos novos aparelhos iPhone 12. Segundo a Fundação, o acessório é essencial para o uso do telefone, e deve ser fornecido a todos os consumidores que solicitarem o carregador no momento da compra.

Quais os questionamentos do Procon-SP? Abaixo estão alguns dos questionamentos feitos pelo Procon-SP para a Apple .

  • O uso de carregadores antigos compromete a segurança dos novos aparelhos iPhone 12?
  • O uso de carregadores de terceiros pode gerar à perda de garantia do aparelho?
  • Qual o ganho ambiental com a ausência de carregadores?
  • A empresa tem um plano para recolher smartphones antigos?

O que diz o Procon-SP: “É incoerente fazer a venda do aparelho desacompanhado do carregador, sem rever o valor do produto e sem apresentar um plano de recolhimento dos aparelhos antigos, reciclagem etc. Os carregadores deverão ser disponibilizados para os consumidores que pedirem”, afirma Fernando Capez, diretor-executivo do Procon-SP

O que diz a Apple: Ao anunciar que os novos iPhones 12 não trariam carregadores, a Apple argumentou que a decisão visava reduzir as emissões de carbono e a geração de lixo eletrônico, uma vez que há muitos dispositivos da empresa no mundo, e que não houve mudança na forma de carregamento dos celulares. A redação do 6 Minutos questionou a Apple sobre o novo posicionamento do Procon-SP, e aguarda resposta da empresa.

E se a Apple não cumprir a decisão? Segundo o Procon-SP, a conduta da Apple será analisada pela diretoria de fiscalização e, caso sejam constatadas infrações à lei, poderá ser multada conforme prevê o Código de Proteção e Defesa do Consumidor.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças