Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/Pixabay
Reprodução/Pixabay

O debate entre espiritualidade e medicina, há tempos presente em estudos científicos, está ganhando cada vez mais espaço em novos estudos internacionais. Segundo o pesquisador e diretor da Sociedade de Cardiologia de São Paulo, Álvaro Avezum, padrão de pensamento e crenças podem influenciar positivamente no avanço de tratamentos de saúde e cura de doenças.

De acordo com o especialista, quando o assunto é espiritualidade, a ciência avalia que, quanto melhor o enfrentamento (conjunto de qualidades como gratidão, otimismo e facilidade em perdoar), menor o adoecimento das pessoas. “Não é apenas uma história antiga contada de maneira repetida”, relata.

Leia Também: Estados e municípios traçam 'plano B' para compra de vacina contra a Covid-19

Também de acordo com Avezum, o objetivo da discussão sobre a espiritualidade na medicina é mostrar que certas práticas positivas podem melhorar a saúde, assim como hábitos alimentares e atividades físicas. “Queremos confirmar cientificamente que atitudes positivas, no relacionamento consigo e com o outro, podem aumentar a sobrevida, e aí não é apenas bom para a sociedade, mas para a saúde do indivíduo”, explica o cardiologista.

Confira a íntegra da entrevista com Álvaro Avezum, que foi ao ar esta quarta (9) no Jornal da Tarde.