Notícias

Eclipse Solar Total terá cometa e chuva de meteoros

Fenômeno acontece na próxima segunda-feira (14) e será visível a olho nu


10/12/2020 11h02

Estão previstos para dezembro muitos eventos celestes. Na segunda-feira (14), ocorrerá o Eclipse Solar Total, que acontece quando a Lua fica na frente do Sol, e oculta toda sua luz, transformando o dia em noite na Terra. Ao mesmo tempo, terá a passagem do Cometa Erasmus e a chuva de meteoros Geminídeas.

O eclipse será total apenas em algumas regiões do Chile e da Argentina. É estimado que as cidades chilenas de Temuco e Villarrica tenham a melhor visibilidade. No Brasil, o eclipse solar será parcial.

Leia também: Júpiter e Saturno ficarão alinhados em 21 de dezembro, fenômeno "planeta duplo" não ocorre desde o século 13

Embora o fenômeno dure algumas horas, ele ficará total por apenas dois minutos e o cometa Erasmus deve ficar visível durante este período também, com brilho de magnitude entre 4 e 5, que fica dentro do limite de visibilidade a olho nu.

Já a chuva de meteoros Geminídeas, irá atingir o pico na manhã do dia 14. Serão cerca de 150 meteoros multicoloridos por hora. Os meteoros entram na atmosfera da Terra a uma velocidade de cerca de 35 km/s, ou seja, pouco menos de 130 mil km/h. É previsto que a chuva fique oculta devido à luz do sol, mas no momento do eclipse, ficará mais visível.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças