Notícias

Cultura FM dedica 24 horas de programação aos 250 anos de Beethoven

Rádio apresenta homenagem ao compositor alemão nesta quinta-feira (17)


16/12/2020 08h37

Para comemorar os 250 anos de nascimento de Ludwig Van Beethoven, a Rádio Cultura FM de São Paulo (103,3 MHz) reserva 24 horas de programação musical para as obras do compositor alemão, nesta quinta-feira (17). Suas sinfonias, concertos, sonatas, trios, quartetos, danças e uma ópera serão apresentados durante todo o dia, quando intérpretes, maestros e críticos musicais também destacarão o melhor das composições. 

A programação especial começa à meia-noite com Daniel Baremboim (piano), Pinchas Zukerman (violino) e Jacqueline Du Pré (violoncelo) e a apresentação do Piano Trio em ré maior número 1 – “Ghost”. Às 6h, Alfredo Alves anuncia a Sonata nº 21 – Aurora, com Claudio Arrau ao piano. Das 7h às 10h, Fernando Uzeda e Sergei Cobra trazem as principais notícias do dia ao som de peças de curta duração. Às 10h começa o Estação Cultura com Teca Lima, que traz música e depoimentos de nomes importantes da área cultural para falar sobre Beethoven.

No Concerto do Meio-dia, o destaque vai para a Sinfonia nº 5, com regência de Zubin Mehta. Às 15h, um programa ao vivo celebra a parceria das duas principais rádios especializadas em música clássica do país: a Cultura FM de São Paulo e a Rádio MEC do Rio de Janeiro. As duas emissoras se unem para discutir o legado de Beethoven com os convidados João Maurício Galindo (maestro), Irineu Franco Perpétuo (jornalista) e João Guilherme Ripper (compositor e diretor da Sala Cecília Meirelles do RJ). A apresentação será de Fabiana Ferraz.

Às 17h, o maestro Julio Medalha falará sobre os acontecimentos políticos, sociais e humanos que moldaram a música de Beethoven. Logo em seguida, às 18h, Alexandre Machado e Gilson Monteiro repercutem os fatos do dia ao som de intérpretes brasileiros tocando músicas inspiradas nos clássicos do compositor alemão.

Para fechar a noite, duas atrações imperdíveis: às 20h, o Conexão Europa traz uma gravação ao vivo realizada em setembro deste ano no Teatro La Scala de Milão. Trata-se da Sinfonia nº 9, com a Orquestra e Coro do La Scala, sob regência do consagrado maestro Riccardo Chailly. E às 22h, a única ópera composta por Beethoven em uma montagem do Metropolitan Opera de Nova Iork, de 2017. "Fidélis" será apresentada por Klaus Florian Vogt, Adrianne Pieczonka, Günter Groissböck e grande elenco, com comentários do maestro Walter Lourenção.

A vida, a obra e o legado musical de Beethoven em uma programação especial totalmente dedicada a ele. 


Ludwig Van Beethoven

O compositor nasceu na Alemanha em 17 de dezembro de 1770. Sua vida foi intensamente marcada pela música. Com apenas cinco anos, Beethoven já começava a tocar instrumentos. Com 13, já publicava sua primeira obra. Daí em diante não parou mais de compor: foram mais de 200 músicas ao longo de seus 56 anos. A partir dos 20 anos de idade, começou a perder gradativamente a audição, o que gerou em sua vida momentos de profunda angústia, mas de criatividade inigualável.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças