Arte e Cultura

Presidente da Comissão Europeia garante vacinação em todos os 27 países do bloco assim que uma vacina for aprovada

Segundo Ursula von der Leyen, os países provavelmente vão iniciar a imunização ainda neste ano, e contam com mais de seis possibilidades


16/12/2020 11h06

Segundo a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, a vacinação contra a Covid-19 começará no mesmo dia em todos os 27 países do bloco. O consenso é que todos começarão assim que uma vacina for aprovada pelo órgão regulador europeu. “Começaremos a vacinação todos juntos (...) da mesma forma que passamos por esta pandemia juntos”, alegou Von der Leyen no parlamento europeu, em Bruxelas, nesta quarta-feira (16).

A liberação da vacina desenvolvida pela Pfizer e pela BioNTech será discutida no dia 21 de dezembro, em uma reunião da Agência Europeia de Medicamentos (AEM), que é sediada em Amsterdã. Caso seja aprovada, a vacinação possivelmente ocorrerá antes do Natal.

Após o Reino Unido iniciar o processo no último dia 8, a União Europeia também procuram aprovar a imunização o quanto antes. No país, mais de 137 mil pessoas já foram vacinadas.

Von der Leyen alegou que está trabalhando “a toda velocidade para autorizar as vacinas que são seguras e efetivas", e ainda completou que “provavelmente os primeiros europeus serão vacinados antes do fim de 2020."

A presidente da comissão ainda ressaltou que a vacina da Pfizer e BioNTech é apenas uma das seis possibilidades previstas. Ela também afirmou que foram compradas mais doses que o suficiente para imunizar toda a comunidade europeia, e que o bloco poderá ajudar vizinhos e aliados em todo o planeta. Além da vacina citada acima, foram compradas as da AstraZeneca, CureVac, Johnson & Johnson, Moderna e Sanofi-GlaxoSmithKline. Caso todas sejam aprovadas, os 27 países terão dois bilhões de doses, o que corresponde a um número quase cinco vezes maior do que toda a população envolvida (450 milhões).

Leia mais: EUA se tornam o quinto país a aprovar vacina da Pfizer contra Covid-19

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Milionária: Veja dezenas e trevos sorteados neste sábado (1°)

Mega-Sena: Veja dezenas sorteadas neste sábado (1°)

Rio Grande do Sul confirma oitava morte por leptospirose após enchentes

Receita Federal recebe 42,4 milhões de declarações de Imposto de Renda

Alexandre de Moraes se declara impedido em caso de ameaça à sua família