Países europeus fecham as portas ao Reino Unido após descoberta de variante do coronavírus
Segundo a OMS, a mutação do novo coronavírus já começou a se espalhar por outros países e chegou à Dinamarca, Holanda e Austrália
21/12/2020 11h08
O temor de contaminação por uma variante do coronavírus levou os países da Europa Ocidental a suspenderem o transporte de cargas e passageiros entre o continente e o Reino Unido.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) alertou que a variação já começou a se espalhar por outros países e chegou à Dinamarca, Holanda e Austrália.
Leia também: Com nova variante de coronavírus 'fora de controle', Brasil continua a receber voos do Reino Unido
O anúncio do governo britânico de que foi descoberta uma variação do vírus circulando no país preocupa as autoridades dos países europeus.
França, Alemanha, Itália, Bélgica e Holanda foram os primeiros a anunciar a suspensão do comércio e do tráfego de passageiros entre o continente e a Grã-Bretanha.
Leia também: Mutação do coronavírus: o que se sabe sobre a nova variante anunciada pelo Reino Unido
Diariamente, cerca de 10 mil caminhões cruzam o canal da mancha em direção ao Reino Unido. Com a suspensão do transporte, há o risco de desabastecimento no lado inglês. Boa parte dos produtos alimentícios consumidos pela população do Reino Unido vem de produtores da França, Alemanha, Itália e outros países do bloco europeu.
A situação entre os dois lados já está complicada por conta do impasse relacionado ao Brexit- a saída do Reino Unido da União Europeia. Apesar do esforço diplomático, nenhum acordo para regulamentar os procedimentos da retirada foi alcançado até agora.
Além da Europa, outros países estão suspendendo o trânsito de passageiros com o Reino Unido. Na América Latina, a Argentina, Colômbia, Peru e Chile anunciaram a suspensão nos vôos procedentes de Londres.
O secretário de saúde do Reino Unido, Matt Hancok, admitiu que a variante do novo coronavírus está fora de controle e aconselhou a população a ficar em casa e observar todos os procedimentos para evitar a contaminação, principalmente o uso de máscaras.
REDES SOCIAIS