Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/Facebook
Reprodução/Facebook

Investigado por manter diarista em condições análogas à escravidão, Dalton César Milagres Rigueira foi afastado do Centro Universitário de Patos de Minas (Unipam), faculdade na qual lecionava até o momento. O anúncio foi feito pela Fundação Educacional de Patos de Minas (Fepam), entidade responsável pelo centro universitário. 

O caso do professor ganhou repercussão depois da matéria realizada pelo Fantástico no último domingo (20). O Ministério Público do Trabalho (MPT) resgatou Madalena Gordiano da casa da família de Rigueira. Ela trabalhava em condições sub-humanas, sem direito a descanso semanal, salário mínimo ou carteira assinada.

Leia mais: Acidente entre ônibus e caminhão no interior de São Paulo deixa 7 mortos e 34 feridos

As suspeitas sobre o caso começaram a surgir depois que Madalena deixou bilhetes na porta dos vizinhos pedindo dinheiro para comprar produtos de higiene pessoal. Como a família do professor tinha uma boa vida financeira, não fazia sentido uma funcionária fazer esse tipo de pedido. 

O MPT foi até a casa para resgatar a diarista em 27 de novembro e contou com o apoio da Polícia Federal. 

O advogado da família se pronunciou por meio de uma nota, na qual afirma que “a divulgação prematura e irresponsável, pelos fiscais e agentes do Estado, antes de um processo que por sentença reconheça a culpa, viola direitos e dados sensíveis daquela família e vulnera a segurança pessoal deles."

Leia a nota na integra da Unipam sobre o afastamento de Dalton Rigueira 

"Nós da FEPAM e do UNIPAM tomamos conhecimento de uma notícia, referente a um caso análogo à escravidão, envolvendo um docente da instituição, somente, ontem, pela mídia, e informamos a todos que não comungamos com os atos ali relatados.

A FEPAM e o UNIPAM sempre irão prezar em cumprir a sua missão, que é transformar pessoas e sociedade por meio da excelência na educação. Tranquilizamos a todos: corpo discente, docentes e funcionários, bem como a comunidade em geral, de que todas as medidas cabíveis e legais já estão sendo tomadas. Ademais, informamos que o referido docente já se encontra afastado de suas atividades, na instituição."