No Opinião desta quarta (23), especialistas fizeram um balanço do impacto da pandemia de Covid-19 na saúde física e mental da população.
Para o médico psiquiatra Daniel Martins de Barros, além dos medos e incertezas, a crise do novo coronavírus também expôs o negacionismo de muita gente. "Me decepcionou o fato das pessoas negarem a ciência. Acho que isso foi a maior decepção. De todas as classes: pessoas com pouca escolaridade, muita escolaridade, médicos, não médicos, pessoas que se deparam com o conhecimento científico sólido, que vem sendo construído, e falam 'não, para mim isso não serve'. Na verdade não foi um problema causado pela pandemia, ela só mostrou que ele estava ali", reflete o psiquiatra.
Assista ao trecho:
No debate, que também contou com a participação da médica infectologista do Instituto Emílio Ribas Rosana Richtmann, entraram em pauta os problemas criados e agravados pela Covid-19: perdas de pessoas queridas, medo do desconhecido e impactos psicológicos a longo prazo. Como pensar a vida a partir de agora? O que o psiquiatria e a infectologia aprenderam até esta fase da pandemia?
Confira o programa na íntegra:
Com apresentação de Andresa Boni, o Opinião vai ao ar às quartas, às 22h15, na TV Cultura, no YouTube e no site da emissora.
REDES SOCIAIS