Notícias

Jair Bolsonaro fala que eficácia da CoronaVac é baixa sem apresentar dados

O presidente comentou sobre a eficácia da vacina produzida pelo Butantan durante sua live semanal


24/12/2020 20h33

Durante a live que o presidente faz todas as quintas, Jair Bolsonaro (sem partido) afirmou que o porcentual de eficácia da CoronaVac é baixo, mas não apresentou nenhum dado ou pesquisas para embasar a afirmação. Os dados da vacina estavam programados para serem divulgados na última quarta-feira (23), mas a Sinovac pediu para esperar os resultados de outros países que também compraram as doses.

Na transmissão, o presidente disse: “A eficácia daquela vacina de São Paulo está lá embaixo, está lá embaixo. Não vou divulgar o percentual aqui porque se eu errar 0,001% vou apanhar da mídia, mas o percentual parece que está lá embaixo em comparação a outra”.

Leia também: Iniciativa tenta impedir crescimento de grupos antivacina no Brasil

A Turquia, outro país que adquiriu a Coronavac, divulgou os dados da fase três de teste no país nesta quinta-feira (24) e apresentou uma eficácia de 91,25%. O Instituto Butantan manteve os resultados sob sigilo, mas afirmou que a vacina obteve mais de 50% de eficácia.

O presidente também destacou a medida provisória assinada no último dia 17, que destina R$ 20 bilhões para a copra de vacinas e insumos para a campanha de vacinação. Mas não deu uma data de quando deva começar a imunização nacional.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças