Em tempos de coronavírus, psicólogo avalia: "O medo tem uma função de sobrevivência"
Os últimos dias não têm sido fáceis para controlar nossos medos
30/04/2020 22h36
A pandemia despertou em muitos de nós um sentimento comum: o "do medo". Cada um sente de uma forma e em uma intensidade. Medo de ficar doente, de perder pessoas queridas, de ficar sem emprego, sem dinheiro, de sair de casa. Mas será que existe um jeito de se proteger contra ele?
Sentir medo faz parte do ser humano e todo mundo tem alguma coisa que provoca aquele frio na barriga: medo de altura, de ficar doente, de perder parentes e amigos, medo de ficar sozinho, do escuro.
Os últimos dias não têm sido fáceis para controlar nossos medos. Pelo contrário, a pandemia do coronavírus fez esse sentimento ficar ainda maior. Hoje, as pessoas sentem medo até do próprio futuro.
Mas o curioso é que sentir
medo pode ser bom, ele faz parte do nosso instinto de sobrevivência e o
importante é saber lidar com ele. "O medo tem uma função protetiva. Ele vai fazer a gente tomar cuidado, lavar as mãos mais vezes, usar máscara, usar luva, ficar confinado como estamos. O medo tem uma função de sobrevivência", analisa Helio Roberto Deliberador, psicólogo e professor do Departamento de Psicologia Social da PUC-SP.
Assista à matéria completa no Jornal da Cultura:
REDES SOCIAIS