Notícias

Comércio varejista tem pior desempenho desde a última recessão no Natal de 2020

Queda nas compras presenciais foi de 2,7%, a maior desde 2015 e 2016


30/12/2020 18h03

No Natal de 2020, durante a pandemia de Covid-19, o comércio varejista teve o pior desempenho desde a última recessão, entre os anos de 2015 e 2016, nas vendas presenciais.

O comércio eletrônico, que passou a ser a opção de compra para muitas famílias, foi responsável por aliviar as compras do setor. Segundo o Índice Cielo do Varejo Ampliado, as vendas por esse tipo de comércio cresceram 15,5% no Natal deste ano, em comparação com 2019. Se o turismo e o transporte, os mais afetados pela pandemia, fossem excluídos do cálculo, a alta seria de 81,7%.

"Até mesmo para produtos e serviços mais básicos, que a família não costumava a usar a compra pela internet, ela começou a ser uma boa aliada", diz o economista André Braz.

A queda nas vendas das compras físicas foi de 2,7%. Apenas segmentos como supermercados, móveis, construções e livrarias tiveram alta.

De acordo com a Associação dos Pequenos e Médios Lojistas, as quedas em dezembro podem chegar a 35% nas vendas de produtos como vestuários, calçados, acessórios e serviços.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Calendário de pagamentos do IPVA começa nesta quinta-feira (11) em São Paulo

Prazo para que todas as unidades federativas comecem a emitir a nova CIN termina nesta quinta (11)

Brasileiro sequestrado no Equador é liberado pelos criminosos

Atuação de Israel na Faixa de Gaza já deixou mais de 23,3 mil mortos

Mega-Sena pode pagar até R$ 5,5 milhões no sorteio desta quinta-feira (11)