Notícias

Luiz Fux fará audiência pública sobre juiz de garantia apenas em “data oportuna”

Por conta da pandemia da Covid-19, o presidente do STF não tem data definida para debater uma das pautas mais importantes do Pacote Anticrime


04/01/2021 19h21

O presidente do STF (Superior Tribunal Federal) Luiz Fux informou que vai marcar audiências públicas para discutir a criação da figura do juiz de garantias apenas “em data oportuna”. A declaração foi dada a um pedido de de informação pedido pelo ministro Alexandre de Moraes.

O juiz de garantias está incluído no Pacote Anticrime aprovado no Congresso Nacional e sancionado pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido). Ele é uma figura que supervisiona as investigações e que autoriza medidas cautelares. Esse juiz de garantia não pode ser o mesmo que dá a sentença para os réus.

Leia também: Dois hospitais municipais de SP têm 100% de ocupação em leitos de UTI

A criação do juiz de garantias é para evitar a parcialidade na hora de se fazer justiça.

O debate sobre o juiz de garantia é antigo. Em janeiro do ano passado, Dias Toffoli, antigo presidente do STF, suspendeu a criação dessa figura na Justiça brasileira por seis meses. Na mesma época, Fux suspendeu a criação do instituto jurídico por tempo indeterminado. Ele é o relator de quatro ações que questionam a constitucionalidade da lei.

O ministro Fux tinha agendado audiências públicas para debater o assunto em 16 e 30 de março de 2020. Mas, por conta da pandemia, precisou ser adiado.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças