A Indonésia anunciou que iniciará a imunização contra a Covid-19 com a CoronaVac no dia 13 de janeiro, nesta terça-feira (5). A vacina foi desenvolvida pelo laboratório chinês Sinovac Biotech.
O programa será lançado em Jacarta e o presidente Joko Widodo será o primeiro a receber a dose, segundo o ministro da Saúde Budi Gunadi Sadikin.
A Indonésia é o quarto país mais populoso do mundo e luta contra o pior surto de coronavírus no sudeste da Ásia.
O país já recebeu 3 milhões de doses da CoronaVac e também tem acordo com as farmacêuticas Pfizer/BioNTech e a AstraZeneca. Ao todo, já garantiu 329 milhões de doses de vacinas.
O governo indonésio anunciou uma estratégia de imunização polêmica, já que Iniciará a vacinação em pessoas de 18 a 59 anos, em vez de priorizar idosos, profissionais de saúde e pacientes de grupos de risco, como fazem os outros países.
As autoridades alegam que o objetivo é impedir a disseminação do vírus pelo grupo que está mais exposto à contaminação e que têm maior número de pessoas assintomáticas.
Além da Indonésia, Chile, China, Turquia e Brasil também preveem usar a CoronaVac. A Turquia divulgou que o imunizante tem eficácia de 91,25% contra o vírus.
REDES SOCIAIS