Congresso dos EUA se reúne para a contagem e certificação dos votos do Colégio Eleitoral
Início do processo está previsto para às 15h e será presidido pelo vice-presidente Mike Pence. Trump discursará em Washington, durante comício convocado por seus apoiadores
06/01/2021 07h55
A Câmara e o Senado dos Estados Unidos se reunirão para a contagem e certificação dos votos do Colégio Eleitoral, nesta quarta-feira (06). O início do processo está previsto para às 15h (horário de Brasília) e será presidido pelo vice-presidente Mike Pence.
Normalmente, este seria um procedimento meramente formal, mas como o presidente Donald Trump se recusa a admitir a derrota e alega sem provas que o pleito presidencial foi fraudado, o processo pode demorar mais do que o previsto. Na eleição, Joe Biden reuniu 306 votos, enquanto Trump 232.
Os argumentos de Trump têm sido refutados pelas autoridades, inclusive pela Suprema Corte, mas ainda deixam dúvidas em parte de seu eleitorado.
O Colégio Eleitoral se reuniu em dezembro e escolheu formalmente Joe Biden como o próximo presidente dos Estados Unidos, cabe ao Congresso chancelar a decisão.
Na última terça-feira (05), Donald Trump publicou no Twitter que falará em um comício em Washington convocado por seus apoiadores.
"Falarei no SAVE AMERICA RALLY [Comício Salvemos os Estados Unidos] amanhã na esplanada às 11h. Cheguem cedo - as portas abrem às 7h. GRANDES MULTIDÕES!
Veja a postagem:
Durante a sessão de certificação dos votos do Colégio Eleitoral, o presidente da sessão abrirá os certificados dos votos de cada estado e os entregará aos contadores para a leitura em voz alta. Depois, perguntará se há objeções na Casa. Quaisquer objeções são lidas, e a sessão é suspensa. Os membros do Congresso irão avaliá-las separadamente. A discussão de cada objeção é limitada a duas horas.
Ambas as casas votam na objeção e uma maioria simples é necessária para rejeitar os votos do estado. Após a contagem, o presidente da sessão declarará o vencedor geral da eleição do país.
REDES SOCIAIS