Notícias

2020 é o segundo ano com mais desmatamento na Amazônia Legal desde 2015, segundo INPE

De acordo com o sistema Deter, são mais de 8 mil quilômetros quadrados de área desmatada


08/01/2021 17h10

De acordo com dados do INPE (Institutos de Pesquisas Espaciais), o ano de 2020 foi o segundo com mais desmatamento na Amazônia Legal desde 2015, com mais de 8 mil quilômetros quadrados de área desmatada.

Os números foram captados pelo Deter (Sistema de Detecção de Desmatamento em Tempo Real), aparelho que fornece sinais de alteração na cobertura florestal diariamente. O equipamento trabalha com áreas maiores do que três hectares.

Os dados do ano passado só perdem para o índice registrado no ano de 2019. Recorde histórico que bateu mais de 9.100 quilômetros quadrados de áreas desmatadas.

Leia Também: Palácio do Planalto decreta sigilo de 100 anos da carteira de vacinação de Jair Bolsonaro

Apesar de não ser o dado oficial sobre desmatamento, o Deter ajuda a detectar onde os problemas ocorrem. Sob o governo do presidente Jair Bolsonaro, 2019 e 2020 representaram o maior número de alertas feitos pelo equipamento na região da Amazônia.

No mês de julho do ano passado, a Amazônia Legal apresentou um recorde de áreas sob alerta, cerca de 1.600 quilômetros quadrados.

Para medir o desmatamento no Brasil, os pesquisadores levam em conta o mês de agosto de um ano a julho do próximo, por causa do ciclo de segundo dados oficiais divulgados pelo INPE por meio do sistema Prodes, a área desmatada foi de 11.088 quilômetros quadrados.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças