6 minutos

Taxas de juros voltam a subir em dezembro para PF e PJ, diz Anefac

As taxas de juros voltaram a subir em dezembro, após dois meses de queda, segundo pesquisa divulgada nesta segunda-feira (11) pela Anefac (Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade).


11/01/2021 16h24

As taxas de juros voltaram a subir em dezembro, após dois meses de queda, segundo pesquisa divulgada nesta segunda-feira (11) pela Anefac (Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade).

O desemprego, alta da inflação, alta dos juros e inadimplência são alguns fatores que contribuíram para o aumento nas taxas. Todas as linhas de crédito para pessoa física tiveram aumento na taxa de juros, passando de 5,51% ao mês em novembro para 5,56% em dezembro. Este foi o maior patamar desde agosto de 2020.

O cenário não é diferente para as linhas de crédito de pessoas jurídicas. A taxa chegou ao maior patamar desde setembro: passou de 2,83% ao mês em novembro para 2,87% em dezembro.

O vice-presidente de estudos e pesquisas da Anefac, Miguel José Ribeiro de Oliveira, afirma que os aumentos podem ser atribuídos ao aumento dos juros futuros, a expectativa de novas elevações da taxa básica de juros frente a uma inflação maior e devido a provável elevação dos índices de inadimplência.

“Essa provável inadimplência pode ocorrer por causa do fim das carências nos empréstimos (pausas e carência nas negociações de dívidas), ao desemprego elevado, que acontece no Brasil, ao fim do pagamento dos auxílios emergenciais (feitos pelo governo), ao aumento da inflação e seus efeitos na renda, e, por fim, a maior seletividade dos bancos na concessão de crédito”, afirma Oliveira.

A tendência é que as taxas de juros aumentem nos próximos meses. “Mas algumas ações do Banco Central podem amenizar estas altas como redução de impostos, compulsórios e reduções da Taxa Básica de Juros”, diz Oliveira.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças