"Para passar para nova fase do país vamos ter que conversar com pessoas que tomaram decisões que a gente gostaria que não tivesse tomado", diz a cientista política Ilona Szabó no Roda Viva. Especialista em segurança pública, Ilona foi a convidada do programa desta segunda-feira, com apresentação da jornalista Vera Magalhães.
Nomeada pelo então ministro da Justiça Sergio Moro, em 2019, ela respondeu à pergunta do jornalista e pesquisador Bruno Paes Manso sobre o ex-ministro. "O Moro não deveria pedir desculpas à sociedade brasileira pelos equívocos que cometeu?", quis saber o Manso.
Assista ao trecho:
A cientista política não chegou assumir o cargo como suplente do Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária. A escolha provocou ataques de setores radicais ligados ao governo. Diante dessas reações, por ordem do presidente Jair Bolsonaro, o ministro foi forçado a suspender a nomeação. Desde então, ela passou a sofrer uma série de ameaças, que a obrigaram a deixar o país.
Ilona é especialista em segurança pública, diretora executiva do Instituto Igarapé, instituição especializada em Segurança e Desenvolvimento.
Além de Bruno, participam da bancada de entrevistadores Patricia Campos Mello, escritora e repórter do jornal Folha de S.Paulo; Marcelo Godoy, repórter especial de política do jornal O Estado de S.Paulo; Luís Adorno, repórter do UOL; e Madeleine Lacsko, colunista do jornal Gazeta do Povo.
Assista ao programa na íntegra:
O programa vai ao ar às 22h, na TV Cultura, no site da emissora, no canal do YouTube, no Dailymotion, nas redes sociais Twitter e Facebook.
REDES SOCIAIS