Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil
Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

Desde a aprovação da Reforma da Previdência, em 2019, as regras para aposentadoria passam por mudanças anuais, afetando contribuintes que já estavam no sistema antes da alteração.

Em 2025, a idade mínima para aposentadoria por tempo de contribuição aumenta em seis meses. Mulheres devem ter 59 anos e 30 anos de contribuição, enquanto homens precisam ter 64 anos e 35 anos de contribuição.

Leia também: Jovem morre após sintomas de virose no interior de São Paulo

Além disso, o sistema de pontos, que soma idade e tempo de contribuição, também sofreu ajustes. Agora, as mulheres precisam alcançar 92 pontos, e os homens, 102. Para professores, a pontuação é diferenciada: 87 pontos para mulheres e 97 para homens, com acréscimo de um ponto por ano até atingir 100 e 105, respectivamente.

As regras de transição continuam sendo uma opção para quem já contribuía antes da reforma. No pedágio de 50%, o trabalhador deve cumprir metade do tempo restante para atingir o requisito de contribuição. Já o pedágio de 100% exige idade mínima — 57 anos para mulheres e 60 anos para homens — além de dobrar o período faltante de contribuição, o que pode resultar em benefícios mais altos.

O INSS disponibiliza uma ferramenta online para simular o tempo necessário para aposentadoria, acessível no aplicativo ou site "Meu INSS". O simulador permite verificar regras aplicáveis, inserir dados adicionais e baixar o resultado em PDF.

Todas as regras podem ser consultadas no portal oficial do instituto.

Leia mais: Eleitores têm até terça-feira (7) para justificar ausência no 2º turno das eleições de 2024