Notícias

WhatsApp: Nova atualização é criticada por entidades do direto ao consumidor

Empresa vai compartilhar com o Facebook informações sobre os usuários a partir do próximo mês


12/01/2021 15h51

Um nova política de privacidade do aplicativo de mensagens WhatsApp causou reação de entidades de direito do consumidor. A empresa passará a compartilhar com o Facebook informações sobre os usuários.

Quem não aderir à nova diretriz de privacidade poderá perder o acesso ao aplicativo. A nova determinação começa a valer a partir do próximo mês.

"Desde que o Facebook comprou o WhatsApp em 2016, essa integração passou a ser feita. A atualização que está acontecendo agora é focada principalmente no WhatsApp Business, serviço prestado para empresas, mas que vai afetar todos os usuários que interagirem com as empresas. Preocupa para a gente porque não está claro quais dados vão ser compartilhados a partir de agora. Falta transparência em relação a isso", explica Bia Barbosa, membro da Coalizão Direitos na Rede.

O grupo Facebook afirma, em nota, que a atualização não muda as práticas de compartilhamento entre as duas empresas e que a nova política de privacidade do aplicativo não impacta na segurança da comunicação entre amigos e familiares.

Leia também: Bicho-preguiça vira atração em ônibus no Recife (PE)

Aplicativo que presta serviço semelhante ao WhatsApp, o Telegram ultrapassou 500 milhões de usuários ativos. Segundo a empresa, mais de 25 milhões de novos usuários entraram para a plataforma nas últimas 72 horas.

Assista à matéria do Jornal da Tarde:

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças