Notícias

SP: Governo mantém capital na fase amarela, mas 8 regiões regridem para fase laranja

Em coletiva, João Doria anuncia reclassificação do Plano SP


15/01/2021 17h30

Na tarde desta sexta-feira (15), o governador João Doria anunciou em coletiva no Palácio dos Bandeirantes, uma atualização do Plano SP, que estava prevista para acontecer no início do próximo mês. O motivo dessa antecipação foi o agravamento da pandemia no estado.

Após as festas de fim de ano, a cidade registrou aglomerações e o número de casos de COVID-19 cresceu exponencialmente, totalizando 49.600 óbitos em São Paulo.

Sobre o agravamento da situação, o governador João Doria afirma que "aqui, como no restante do Brasil e, em boa parte do mundo, há uma indicação clara de que a pandemia acentuou essa segunda onda. Nós temos que tomar medidas de cautela, de prevenção para proteger vidas no estado de São Paulo˜. Sendo assim, o pronunciamento de hoje foi a regressão de 8 regiões do estado.

Leia também: 21 estados do país têm ocupação de UTIs em nível crítico, diz FioCruz

A cidade de Marília passa da fase laranja para vermelha. É a região mais restritiva, apenas com serviços essenciais funcionando. Enquanto Araçatuba, Bauru, Franca, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto e Taubaté migram da fase amarela para a laranja.

As regiões que permanecem na mesma fase são: Registro, Sorocaba e Presidente Prudente, que continuam na fase laranja, com restrição apenas para base. O resto do estado continua na fase amarela, inclusive a grande São Paulo.

Segundo Doria, essas reclassificações são medidas para evitar a superlotação de hospitais, unidades de terapia intensiva e consequentemente a falta de atendimento médico necessário para proteger vidas.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças