Notícias

Sebrae aponta que 70% dos pequenos negócios passaram a digitalizar os serviços durante a pandemia

"Pandemia tirou muitos empresários da zona de conforto em relação à digitalização", afirma especialista


19/01/2021 18h10

Atualmente, no Brasil, há mais de 17 milhões de pequenos negócios. Segundo pesquisa do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), sobre o impacto da pandemia do novo coronavírus, 70% deles, passaram a utilizar os serviços da internet.

O estudo feito em todo o Brasil, em parceria com a Fundação Getúlio Vargas, aponta a digitalização das atividades como a grande saída para reduzir o impacto nos rendimentos. A cada dez empresas, pelo menos sete já atuam nas redes sociais ou aplicativos para melhorar as vendas.

Em média, 4 em cada 10 empresas inovaram durante a crise. O setor da alimentação foi o que mais se destacou com os serviços de entregas, seguido de artesanato, academias e o segmento de moda. Em maio, 59% das empresas pesquisadas utilizavam meios digitais para vender. Em agosto o número saltou para 67% e em novembro 70%.

Leia Também: Uso de aplicativos e serviços digitais por idosos aumenta durante pandemia

Kennyston Lago é analista da unidade de gestão e estratégia do Sebrae. Para ele, a chegada da pandemia influenciou no processo de entrada das pequenas empresas no mundo digital.

“Se a gente olhar um lado bom para os pequenos negócios, foi que ele forçou uma digitalização de grande parte dessas empresas. Uma digitalização que a gente já pregava que era boa, mas que obviamente existe o esforço, energia e investimento. Obviamente alguns empresários ficavam na zona de conforto, a pandemia nesse sentido tirou muitos empresários da zona de conforto em relação à digitalização”, comenta.

Dona de restaurante em Santos, litoral paulista, Harrianne Barros afirma que depois que o local passou um tempo fechado por causa das restrições, ela teve a ideia de se reinventar e fazer entregas, aproveitando o aplicativo de conversa Whatsapp como canal de vendas.

“Eu trouxe para vida digital o que eu já fazia no meu restaurante, que é tratar o cliente como único e manter o relacionamento com ele. Não me preocupar só com a venda, mas sim com o relacionamento, e está dando certo”, relata.

Assista a matéria sobre o tema que foi ao ar esta terça (19) no Jornal da Tarde.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças