Sebrae aponta que 70% dos pequenos negócios passaram a digitalizar os serviços durante a pandemia
"Pandemia tirou muitos empresários da zona de conforto em relação à digitalização", afirma especialista
19/01/2021 18h10
Atualmente, no Brasil, há mais de 17 milhões de pequenos negócios. Segundo pesquisa do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), sobre o impacto da pandemia do novo coronavírus, 70% deles, passaram a utilizar os serviços da internet.
O estudo feito em todo o Brasil, em parceria com a Fundação Getúlio Vargas, aponta a digitalização das atividades como a grande saída para reduzir o impacto nos rendimentos. A cada dez empresas, pelo menos sete já atuam nas redes sociais ou aplicativos para melhorar as vendas.
Em média, 4 em cada 10 empresas inovaram durante a crise. O setor da alimentação foi o que mais se destacou com os serviços de entregas, seguido de artesanato, academias e o segmento de moda. Em maio, 59% das empresas pesquisadas utilizavam meios digitais para vender. Em agosto o número saltou para 67% e em novembro 70%.
Leia Também: Uso de aplicativos e serviços digitais por idosos aumenta durante pandemia
Kennyston Lago é analista da unidade de gestão e estratégia do Sebrae. Para ele, a chegada da pandemia influenciou no processo de entrada das pequenas empresas no mundo digital.
“Se a gente olhar um lado bom para os pequenos negócios, foi que ele forçou uma digitalização de grande parte dessas empresas. Uma digitalização que a gente já pregava que era boa, mas que obviamente existe o esforço, energia e investimento. Obviamente alguns empresários ficavam na zona de conforto, a pandemia nesse sentido tirou muitos empresários da zona de conforto em relação à digitalização”, comenta.
Dona de restaurante em Santos, litoral paulista, Harrianne Barros afirma que depois que o local passou um tempo fechado por causa das restrições, ela teve a ideia de se reinventar e fazer entregas, aproveitando o aplicativo de conversa Whatsapp como canal de vendas.
“Eu trouxe para vida digital o que eu já fazia no meu restaurante, que é tratar o cliente como único e manter o relacionamento com ele. Não me preocupar só com a venda, mas sim com o relacionamento, e está dando certo”, relata.
Assista a matéria sobre o tema que foi ao ar esta terça (19) no Jornal da Tarde.
REDES SOCIAIS