Em carta a Bolsonaro, 15 governadores pedem ação diplomática para garantir produção de vacinas no Brasil
No documento, governadores pedem que o governo federal acione a diplomacia brasileira, para que ocorra diálogos com China, Índia e Rússia a fim de garantir a entrega do IFA para a produção de imunizantes no país
21/01/2021 08h36
O governador do Piauí e representante do Fórum dos Governadores do Brasil, Wellington Dias, protocolou, na última quarta-feira (20), uma carta ao presidente Jair Bolsonaro com um pedido para que a vacinação do povo brasileiro contra o novo coronavírus seja garantida. Ao todo, 15 governadores assinaram o documento.
Na carta, Dias pede que o governo federal acione a diplomacia brasileira, para que ocorra diálogos com China, Índia e Rússia, países produtores de vacinas, a fim de garantir a entrega do IFA (Ingrediente Farmacêutico Ativo) para a produção de imunizantes no Brasil.
O IFA é um componente essencial para a fabricação de vacinas. Tanto o Instituto Butantan, como o BioManguinhos, da Fiocruz, precisam deste integrante, fabricado fora do país, para produzir as vacinas contra a Covid-19.
Por meio do documento, os governadores pretendem conseguir o apoio de autoridades do Congresso Nacional, do Poder Judiciário e de ex-presidentes do Brasil, para fortalecer o pedido feito a Bolsonaro.
O governador do Piauí e signatário da carta, Wellington Dias, se pronunciou nas redes sociais:
REDES SOCIAIS